terça-feira, 3 de abril de 2012

Voto de Louvor a Nazarenos a viver e a trabalhar fora do concelho

MOÇÃO

A bancada do Partido Socialista vem, por este meio, apresentar a seguinte moção que tem como principal objetivo emitir um voto de louvor a todos os nascidos no concelho da Nazaré e seus descendentes, que por razões laborais e financeiras se viram na contingência de abandonar o seu lar, a sua família, em suma, as suas raízes em busca de um futuro melhor para si e para os seus.

Pretende-se louvar o esforço de todos aqueles que abdicaram de viver na terra que amam para poderem ter um futuro mais digno e em que pudessem ter esperança.

Como todos bem sabemos, este é um fenómeno que não nasceu agora, bem sabemos que muitos foram os nazarenos que há muito partiram, alguns para não mais voltar. No entanto, não podemos esquecer estas novas gerações que, novamente, são forçadas a sair do seu concelho por este não lhes poder oferecer o que de mais básico ambicionam.

Algo que não poderemos esquecer é a importante tarefa destes nazarenos que apesar de não viverem na sua terra mantêm as suas raízes culturais, exibindo-as com orgulho e celebrando-as como se cá estivessem. Exemplo disso é o Carnaval que já hoje respiramos e que, muitas vezes, sem dar valor, a todos aqueles que quereriam vivê-lo in loco mas que devido às distâncias não o podem fazer.

Nestes tempos de mudança é importante não esquecer que este processo ainda é reversível e que, um dia poderão, muitos, voltar à sua terra natal. Enquanto tal não sucede nada mais podemos fazer senão louvar e admirar o espírito aventureiro de todos aqueles que saem de suas casas em busca de uma felicidade que não conseguem encontrar no concelho da Nazaré.

Caso a proposta seja aprovada deverá ser enviada para o Ministério dos Negócios Estrangeiros e para os consulados de Frankfurt, Berlim, Benguela, São Paulo, Bruxelas, Toronto, Roterdão, Dublin, Oslo, Londres, Manchester, Luxemburgo, Genebra, Maputo e Caracas; e para as embaixadas de Washington, Luanda e Paris para que seja feita divulgação às respetivas comunidades. A mesma divulgação deverá ser feita para os órgãos de comunicação social locais e nacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário